aparelhos auditivos

Aparelhos Auditivos

Tecnologias (modelos)

Audição

Curiosidades

Dicas úteis

Diversos

Links

Notícias

Contato

Dúvidas + frequentes

Considerações sobre adaptação ao uso do Aparelho Auditivo

Existem alguns aspectos importantes a serem considerados a respeito da adaptação ao uso de aparelhos auditivos.

Sabemos que o aparelho auditivo é um dispositivo eletrônico que auxilia a melhorar a performance de indivíduos que tenham perda auditiva. Desta forma, é necessário que o profissional responsável pela adaptação do aparelho explique quais as dificuldades e benefícios que serão percebidos durante este processo, tais como:

Dificuldades iniciais esperadas:

Adaptação ao uso do molde: o uso do molde poderá causar algum incômodo ao seu usuário. Caso isto seja freqüente, o mesmo deve procurar o profisional responsável pela adaptação do seu aparelho.

Ruídos ambientais mais audíveis: os primeiros sons que são percebidos durante o uso de aparelhos auditivos são os ruídos ambientais. é importante que o usuário de aparelho auditivo se acostume com isto, pois os ruídos fazem parte de nosso mundo. Caso eles estejam muito desconfortáveis, o usuário deverá procurar o profissional responsável pela adaptação do seu aparelho auditivo.

Desconforto auditivo frente a sons de intensidades fortes: os aparelhos auditivos do mercado, na sua maioria, possuem recursos que atenuam a amplificação de sons mais fortes. Porém, existem casos em que estes sons podem incomodar o paciente. é importante que, caso isto aconteça com freqüência, o usuário procure o profissional responsável pela adaptação do seu aparelho auditivo.

Dificuldades quanto ao manuseio: é importante que o usuário do aparelho auditivo tenha capacidade de manusear o seu aparelho, de forma a fazer uso deste da maneira adequada.

- Dificuldades para usar o telefone: os aparelhos auditivos disponíveis no mercado possibilitam o uso do telefone, sendo orientada a forma do uso de acordo com cada tipo de aparelho. O responsável pela adaptação do aparelho auditivo de cada usuário deve fornecer estas informações.

Problemas com o grau de expectativa: de acordo com o grau e tipo de perda auditiva é esperada uma performance auditiva diferente. Sabe-se que, quanto maior a perda auditiva, maior poderá ser a dificuldade inicial com o uso do aparelho auditivo adaptado, sendo o inverso também verdadeiro. Outro aspecto importante está relacionado com o grau de dificuldade de compreensão de palavras e conversação, sendo esperado que, como no anteriormente exposto, quanto maior a dificuldade de inteligibilidade de fala, mais difícil poderá ser a fase inicial de adaptação ao uso do aparelho no que diz respeito à compreensão da conversação.

Vale salientar que o uso o aparelho proporcionará ao seu usuário uma melhor situação auditiva que sua falta.

Benefícios esperados:

Melhor discriminação de fala: o uso de aparelhos auditivos proporciona sensível melhora na compreensão de fala, gerando maior segurança ao paciente e, proporcionando, desta forma, maior participação do usuário em conversas, melhorando assim o relacionamento com os outros.

Melhor percepção sonora: os sons se tornam mais perceptíveis por parte do usuário, sendo possível reconhecê-los em diversos tipos de ambientes sonoros.

Maior atenção aos sons e às pessoas: o usuário de aparelhos auditivos se torna uma pessoa mais atenta aos sons e começa a fazer parte de conversas, fato este que, muitas vezes, não acontecia antes do uso do aparelho.

Melhor localização sonora (uso bilateral): o uso do aparelho proporciona melhor localização sonora, principalmente quando é adaptado nos dois ouvidos. O usuário é capaz de saber de que direção o som está vindo e, desta forma, se localizar melhor no espaço.

Mudança de comportamento: as pessoas que têm perda auditiva tendem naturalmente a se isolar do mundo e das pessoas devido à dificuldade auditiva que possuem. O uso do aparelho auditivo proporciona melhor relacionamento com as pessoas, já que os pacientes se tornam capazes, na maioria dos casos, de conversar em níveis normais com os outros, facilitando a comunicação.